Meditações

Esta página é para que você possa meditar um pouco na sua condição de Filho de Deus!!
"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto".
"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, é o socorro bem presente da angústia".
Deus lhe abençoe!!
John Vitte.







Somente a Maravilhosa Graça de Deus para nos transformar e nos dar uma condição digna de Filho de Deus!!!




Que Darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor na presença de todo o seu povo. Salmos 116:12-14 (RA).


Segundo o dicionário Houaiss, GRATIDÃO é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um favor, um auxílio....é ter a qualidade de quem é GRATO.
Nesse sentido, faço a seguinte pergunta: VOCÊ TEM SIDO GRATO A DEUS POR TUDO O QUE ELE TEM LHE FEITO?

Diante dessa questão quero apresentar a algumas FORMAS de demonstra gratidão a Deus.

1. SEJA GRATO A DEUS PELO QUE ELE JÁ LHE DEU


Certo homem encontrou-se com um amigo, que era um grande e reconhecido poeta, e pediu-lhe:“Meu amigo, Vou vender a minha pequena chácara, que você conhece tão bem. Poderia redigir para mim o anúncio do jornal?O poeta, prontamente, apanhou o papel e escreveu:"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda".- Ficou ótimo, meu amigo. Eu sabia que ninguém poderia fazer um anúncio melhor que você. Obrigado.Meses depois, os dois se reencontraram e o poeta perguntou ao homem se já havia conseguido vender a chácara??  Nem pense mais nisso, meu amigo. Quando cheguei em casa e li o anúncio para a minha esposa, descobrimos que somos donos de um pequeno paraíso.”


Bendiga o SENHOR a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos Sl 103:2.


Deus lhe tem dado bênçãos na vida MATERIAL:
• Deus lhe dá o alimento – diariamente você tem café da manhã, almoço e janta
• Deus supre as necessidades de sua vida: escolar, de trabalho, de saúde.
• Deus cuida da sua família: seus irmãos, pais, parentes
• Deus cuida de suas necessidades básicas (aquilo que além do alimento serão acrescentados)
Deus lhe tem dado bênçãos na vida ESPIRITUAL:
• Deus te de JESUS para a sua salvação, através da graça: Quer maior favor que esse??
• Deus te deu o ESPÍRITO SANTO para lhe ajudar na caminhada de servo e discípulo de Jesus!
• Deus te deu o DOM para a edificação da igreja, para a edificação dos homens e para a proclamação do Evangelho.


Por tudo isso, você deve sempre lembrar de todas as coisas que o Senhor te tem dado e ser agradecido a Deus!!
O problema é que algumas vezes você tem fixado tanto os seus olhares naquilo que perdeu ou naquilo que ainda não tem, que deixa de ver muitas coisas boas que já possuem. Algumas coisas que Deus já te deu e são bênçãos na sua vida.
Abra os olhos e olhe ao seu redor e agradeça a Deus por tudo o que Ele tem feito em sua vida, e deixe de lamentar pelo que você ainda não conseguiu, pelo que você perdeu. Talvez seja pelo Ipod que ainda não tem....pelo PlayStation 3 que ainda não tem....pelo Ipad que ainda não conseguiu comprar....pela namorada que ainda não conseguiu....
Pare de lamentar! E lembre-se de que Deus lhe tem dado aquilo que você precisa, na medida, que é a vontade de Deus para a sua vida!!
Deus tem cuidado de você da forma que Ele, na sua soberania entende que deve ser. Apenas ofereça a Deus o cálice da salvação, a oferta de agradecimento pelo fato de que você foi salvo e pelo fato de que Deus tem cuidado de você por todos os dias de sua ida.

2. SEJA GRATO A DEUS POR PERTENCER A FAMÍLIA DE DEUS

Como anda a sua vida no contexto de pertencer à Família de Deus?
Jesus diz que Ele é a videira verdadeira, e você é o galho. Se você permanecer nEle e Ele em você, você dará muito fruto...(Jo 15:5a)
Não há como dar frutos se não estivermos conectados à estrutura da árvore (videira) que é Jesus. Se você é um galho dessa árvore você tem que produzir algum fruto para Deus.
O problema, é que ainda existem crentes desconectados de suas responsabilidades, como cristão, no que chamamos “Reino de Deus”. Sendo assim como demonstrar ser gratos a Deus pelo Salvação, pelo Espírito Santo e pelos dons recebidos?
Seja participante da família de Deus, servindo como forma de agradecimento à Deus por tudo o que tem feito e por tudo o que ainda vai fazer em sua vida!!
E Você pode produzir frutos em algumas áreas:
• Na relação com Deus: Na adoração (Paulo ordena à igreja de Colossos que louvem a Deus “com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão no coração” Col. 3:16; Portanto você pode integrar algum pequeno grupo, a um grupo de louvor, fazer algum solo, tocar um instrumento;
• Na relação com os demais cristãos: Na Edificação. (Paulo escreveu a à igreja de Éfeso que Deus havia concedido à igreja pessoas com dons “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo “ Ef. 4:12-13;
• Na relação com o mundo: Na Evangelização e Misericórdia. Jesus disse aos seus seguidores que eles deveriam “fazer discípulos de todas as nações” (MT 28:19): Você pode integrar-se num grupo de evangelização, estar ajudando num pequeno grupo, ajudando a evangelizar seu vizinho....
Seja grato a Deus integrando-se nas atividades da igreja. A árvore, que é Jesus precisa de ramos que produzam frutos. E esse ramo é você!

3. SEJA GRATO A DEUS, DEMONSTRANDO GRATIDÃO A SEU IRMÃO

A ingratidão, tem início com um coração insatisfeito, que rejeita o doador, e também o presente, ou o favor que foi dado. Como você tem se portado com alguém lhe fez um favor, lhe deu condições de estar onde chegou, ou lhe proporcionou um grande feito em sua vida??
Rute deu um grande exemplo de ter um espírito de gratidão e de humildade (Rute 2.10 – “Prostrada, com o rosto em terra, exclamou: Por que achei favor a seus olhos, ao ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira?” – disse a Boaz.
A nossa própria vida é um presente gracioso de Deus. Só por isso há o fundamento de ser grato a Deus e a todos.
O espírito de gratidão deve ser cultivado e transmitido a outras pessoas:
Você pode praticar a gratidão ás pessoas lembrando dos seguintes toques:
• Uma pessoa agradecida deve ser humilde e ter Deus no centro de sua vida;
• Ter um coração ingrato é estar cheio de orgulho e centrado em si mesmo;
• Não encare as bênçãos em sua vida como uma coisa normal e comuns na sua vida
• A gratidão a Deus e aos outros deve ser expressa regularmente e publicamente (Sl 35:18 “Eu te darei graças na grande assembléia e no meio da grande multidão te louvarei”.)
• Complete um circulo de gratidão estendendo a mão para contribuir com o próximo no Espírito de Cristo (2Co 9:12 – O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus!!)
Seja grato a quem lhe ajudou!! Expresse regularmente com ações e palavras essa gratidão àquele que lhe estendeu um dia para lhe ajudar.

Conclusão:
Seja grato a Deus pelo que Ele tem feito.
Seja grato a Deus por pertencer à família de Deus.
Seja grato a Deus pela vida de seu irmão.
Se considerarmos que o maior mandamento é Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo, poderemos, sem dúvida alguma, também dizer:
Seja grato a Deus por tudo o que Ele tem feito por você, e agradeça ao seu próximo, como você gostaria de ser agradecido!!
Que Deus lhe abençoe! Amém.
Um grande abraço,
Giba

.....................................................................

VALE A PENA CONFIAR NOS CUIDADOS DE DEUS.



Então: Deixe aquilo que te inquieta nas mãos de Deus, porque ele te dará descanso.
Temos vivido dias em que, cada um deles é um desafio.
Parece que estamos em uma espécie de torneio onde a cada dia temos uma problemática a enfrentar.
Ora é a nossa situação financeira que nos deixa sem dormir...aí não conseguimos trabalhar direito, ficamos mau humorados...temos problemas de relacionamentos no trabalho...
Ora é a nossa saúde que não anda bem...
Ora é o carro velho que só quebra...Ora é o ônibus que quebrou quando tinha um compromisso...
Ora é a nossa fé que está pouca...Então desacreditamos que tudo é possível ao que crê.
Ora uma coisa...ora outra...!
Vivemos num cotidiano de buscas, ganhos perdas (mais perdas que ganhos muitas vezes!).
Vivemos em busca do imediato...de uma solução pra já. Mesmo que essa solução dependa da soberana vontade de Deus em nossa vida.
Recentemente noticiou-se que uma mulher de 35 anos em Belford Roxo, baixada fluminense, subúrbio do Rio de Janeiro buscava uma solução imediata para seus problemas. Junto a suas duas sobrinhas (9 e 11 anos), sua irmã (31) e sua sogra. Iniciaram um jejum com data indeterminada, a fim de requerer de Deus uma mudança de vida (quem sabe a situação financeira...a saúde...o carro velho...a fé...). Após quase 3 meses de jejum, o esperado: Essa mulher, Claudia, morreu por inanição, suas duas sobrinhas desnutridas foram encaminhadas a um PS, sua irmã e sogra também.
O desespero de uma solução às vezes traz como conseqüência a morte, sofrimento, dores e perdas irreparáveis.
A Palavra do Senhor nos apresenta uma orientação, em que em diversas versões de sua escrita nos dá a certeza de descanso. Em 1ª Pedro 5:7 está escrito:
• Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. (NVI)
• Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (ARA e ARC)
• Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, porque é ele que cuida de vós. (JRSLM)
• Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. (TLH).
Então a pergunta: Vale a pena confiar nos cuidados de Deus?
Eu digo: Deixe aquilo que te inquieta nas mãos de Deus, porque ele te dará descanso!!
Esse verso de 1ª Pe 5:7 lhe dá essa certeza, fazendo-lhe saber, que você deve:
Lançar – é uma ação que depende de uma força motora, que deve ser impulsionada pela sua fé.
Toda a vossa ansiedade – tudo o que lhe tira a paz, tudo que lhe preocupa, tudo o que o contexto de seu dia-a-dia tem trazido para dentro de sua casa, seu trabalho, dentro de seu mente, dentro de seu coração.
Sobre ele – Sobre Deus. Não quer dizer que você deve jogar, dizendo: “toma e resolve para mim”. Mas entregar a Deus e acreditar que Ele lhe concederá meios de resolver algumas situações que você mesmo criou em momento de desespero ou distração.
Porque ele tem cuidado, ele cuida – Em todos os seus dias Deus tem cuidado de você, talvez você não perceba, mas Deus tem cuidado de você, porque ele te ama!!
Vale a pena confiar nos cuidados de Deus!!
Quando confiamos no Senhor...Quando entregamos a Deus as nossas cargas, para que ele, com amor, nos ajude a levar, o nosso cansaço vai embora.
Nós devemos lançar sobre Deus as nossas preocupações, porque Ele nos dá descanso!
Em todo tempo devemos lançar sobre Deus as nossas ansiedades!
A Palavra do Senhor nos dá direcionamento para essa confiança:
Ainda em 1ª Pe: Vs. 6 - Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Vs. 8 - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Vs. 9 - Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
Em Deus você tem descanso;
Em Deus você será exaltado (a) (no tempo certo);
Em Deus você é cuidado (a);
Porque o inimigo anda ao redor;
O problema não é só de você (sofrimentos são iguais no mundo).
Outros direcionamentos que a Palavra de Deus nos dá é que
Mt 6:25 - Por isso vos digo: NÃO ANDEIS CUIDADOSOS QUANTO À VOSSA VIDA, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Mt 6:27 - E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
Salmo 37:5 - ENTREGA o teu caminho ao SENHOR; CONFIA nele, e ele o fará.
Filipenses 4:6 - NÃO ESTEJAIS INQUIETOS por coisa alguma; antes as VOSSAS PETIÇÕES SEJAM em tudo CONHECIDAS diante de Deus PELA ORAÇÃO E SÚPLICA, com ação de graças.
Provérbios 16:3 - CONFIA ao SENHOR AS TUAS OBRAS, e TEUS PENSAMENTOS SERÃO estabelecidos.
Em Cristo há esperança de conforto para as nossas inquietudes:
Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28)
Conclusão:

Diante dessas verdades, você deve deixar aquilo que te inquieta nas mãos de Deus, porque ele te dará descanso!!
Entrega o Teu caminho ao Senhor, confia nele e o demais ele fará:
Esse texto de Salmo 37:5 tem um significado:
Entregar o caminho = Os viajantes nos desertos levavam suas cargas por sobre as costas. Com o cansaço, o camelo que lhe servia de locomoção era abaixado, o viajante estendia um pano (caminho), que estava amarrado sobre o camelo, até chegar perto de seus pés (do viajante), então toda a carga que estava nas costas do viajante era “rolada” (entregue) sobre o pano até ser amarrada no camelo. Então essa carga era carregada pelo camelo em sua viagem.
Entregar o caminho, significa, então “rolar” e deixar ser carregado para aliviar o peso do fardo.
Que você possa acreditar que suas inquietações, seus problemas e preocupações, quando entregues a Deus, sucederão o descanso, a paz e a solução para sua vida.
Deus não promete somente a solução para seus problemas.
Existe algo mais importante ainda que ele quer lhe dar como solução. A VIDA ETERNA!!
Basta somente você ENTREGAR O SEU CAMINHO, a sua vida a Ele e confiar!